terça-feira, 1 de maio de 2018

Construindo um Datalogger com Arduino - Parte 4 - Ligação dos fios

Bom, já discutimos como funciona um microcontrolador (clique aqui), como será e que vai ler nosso datalogger (clique aqui), escolhemos os sensores (clique aqui) e os atuadores, como vamos armazenar os dados e ver se está tudo funcionando (clique aqui). Também decidimos pelo Arduino UNO (clique aqui).

Ok, agora vamos fazer as ligações todas no UNO. Para tal eu utilizei uma protoboard, sem ela é meio complicado, principalmente porque tem alguns fios que vamos ligar em dois pinos. Se tiver uma proto grande pode usar apenas jumper macho-macho, se tiver uma menor (recomendo sempre fazer assim, mesmo com proto grande), vai precisar também de macho-fêmea.

Foi a minha primeira imagem no Fritzing, não ficou tão boa, mas no texto eu explico direito, você pode clicar na imagem para ampliar.

Vamos lá, a primeira conexão que faremos é de energia, ligue o 5V na trilha de alimentação da protoboard, e o GND do Arduino na trilha negativa da protoboard. Em nosso desenho o fio vermelho sempre é ligado na trilha positivo (Fio vermelho = VCC). O fio preto é sempre ligado na trilha negativa (Fio Preto - GND). Agora encaixe o DHT22 na protoboard, confia que ele encaixa, com ele de frente, o primeiro fio é o VCC (vermelho), e o último é o GND (preto). Já o segundo fio é o de dados, ele vai ser ligado em dois locais, igual na imagem, terá um fio saindo dele e indo para a digital 2, e um resistor de 10k ligando o fio de dados na trilha positiva. Pronto, temos o DHT22 com energia, terra e o pino de sinal ligado em um resistor e no D4.

Agora vamos ligar o OLED, o da imagem tem um shield, o mais comum encaixa na protoboard sem problemas. Se o seu encaixa, eu recomendo encaixar. Vamos as ligações, VCC e GND normal. O SDA vai no pino A4 e o SCL no pino A5. Essa é uma ligação I2C, apenas quatro fios mesmo.

Agora vamos ligar os nossos três DS18B20, os nossos são encapsulados, o da imagem não. Eles possuem três fios, o vermelho é o VCC, o preto é o GND. O amarelo é o de dados, ele é ligado no pino 7 e em um resistor, o resistor vai na trilha positiva. Eu costumo ligar igual a imagem. Esse resistor é de 4.7KΩ, quando usar este no software lembre de usar 10 bits. Eu não tinha esse resistor, usei um de 10KΩ e no software usei 12 bits. Apenas a fim de testar, se for colocar dados de verdade use o resistor correto.

Agora a última ligação é do leitor de Micro SD, ele funciona por meio de SPI. VCC e GND você sabe ligar. O CS é o pino de dados, ele vai no digital 4. O SCK no 13. MOSI no 11 e MISO no 12.

Bom já temos tudo ligado. Lá em cima eu comentei a respeito dos tipos de jumper. Você pode ligar o leitor de cartão na protoboard e usar jumpers macho-macho para ligar ele no Arduino. Mas eu recomendo ligar ele direto no Arduino, sem protoboard, basta usar jumper fêmea-fêmea, ligar os pinos de sinais no arduino e os pinos VCC e GND na protoboard, igual a imagem.

Próxima postagem vamos usar nosso primeiro software e já ter arrependido de usar o UNO. Até!


Nenhum comentário:

Postar um comentário